quarta-feira, março 7


a própria blogosfera reflecte, de algum modo e de alguma maneira, esta turbulência que se vive;
mais do que política é contextual, fruto da eventual alteração de modos e lógicas, modelos e referências;
ao navegar por esta blogosfera fica-se com a sensação, pelo menos eu fico, que já não somos nem pertencemos ao século XX (das hierarquias, das racionalidades lineares, do papel e da escrita, das caligrafias, das autoridades e dos poderes decretados), mas ainda não somos nem pertencemos ao século XXI (das redes, da tecnologia imediata, dos instantes, dos bytes, dos fluxos);
mesmo os silêncios (reflectidos o mais das vezes, em ausência) são referência disso mesmo; não é por perda do eventual élan dos blogues, nem por cansaço ou ocupação dos titulares, será antes por falta de fluxos, de referências, de oportunidades, de escritas;
será que esta blogosfera já não nos permite pensar para além dela mesma?

1 comentário:

Patrícia disse...

A bolgosfera foi - quase sempre - vista por mim como um prolongamento de apenas uma parte de mim. Por isso mesmo, nunca falei sobre política, entre outros temas. A política, em tempos idos, surgia em agradaveis e nem sempre amenas tertúlias. Em tempos idos...
Agora sobra muito pouco. Percebo que quando não se está bem seja dificil partilhar sentimentos. Falar para quê?! Mas a primavera começa a dar sinais. E a aguçar o espírito uma vez mais. Chega a apetecer provocar e cortar com esta monotonia de solidão a que, em parte, o inverno nos vota.
Talvez volte mais assiduamente ao meu blog. Talvez regresse a algumas tertúlias. Mas uma coisa é certa, apetece-me mesmo não ficar calada!