terça-feira, fevereiro 13

dúvida


a questão anterior leva-me a considerar o centro da mudança educativa (mas não só), há muito discutido, debatido, dissecado e maltratado;
como leva a considerar um dos conceitos mais debatidos dos últimos tempo no campo educativo, a regulação do sistema;
há quem defenda que a mudança faz-se apenas por indução exterior à escola - pressão social, controlo parental, políticas partidárias, correntes pedagógicas;
como há quem defenda que as mudanças se fazem por dentro da escola - aproveitando práticas, enquadrando modos de trabalhar, disseminando conteúdos;
entre um e outro ponto teremos de considerar diferentes mecanismos, modos, procedimentos e, acima de tudo, instrumentos de regulação;
regulação das práticas, dos comportamentos, dos modos de relacionamento, de entendimento da coisa educativa;
ora o que tem marcado ausência deste campo de debate têm sido exactamente os professores e as suas estruturas;
a agenda educativa, há muito (provavelmente desde 1986, com a LDSE) que está longe da intervenção dos professores (ou se afastaram ou foram afastado?);
será tempo de a recuperar, será tempo de os professores defenirem a sua agenda, os seus interesses, os seus mecanismos de regulação;
em contrário, corre-se o sério risco de quem vier a seguir (por que há mais tempo para além deste senhora ministra) fazer mais e, muito provavelmente, acentuar o processso dedes-regulação da escola;
e, afinal, o que queremos (nós professores, nós pais, nós cidadão) que a escola seja?

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