quarta-feira, outubro 13

dúvidas

no meio das conversas sociais e de circunstância descobri uma colega, agora, hoje mesmo colocada na minha escola. Estivemos juntos no ano passado. Entre os comentários, as observações e o tempo a constatação que está preocupada com o facto de ser a primeira vez que vai lidar com aulas de 90'.
Primeira observação, ainda bem que estás preocupada, é o primeiro passo para a procura de estratégias e metodologias que te permitam pensar a aula.
Segunda observação, assim se vê qual o espírito de muitos e muitos colegas que, sem qualquer indicação, sem qualquer tipo de referência ou apoio passaram de um lado ao outro, isto é, de sessões de 50' para blocos de 90' ou de 45'+90'.
Não apenas a dinâmica é diferente, como é substancialmente diferente considerar que podemos preparar uma sessão como se de duas de 50' se tratasse.
Assim se vê a falta de conversa que existe, a inexistência de diálogos, de trocas de opiniões, de uma formação feita pelos próprios docentes no seu local de trabalho.
Assim se vê a ausência de uma ideia de escola, assim se realça o papel de funcionário do professor.

Sem comentários: