domingo, outubro 3

currículo

No âmbito desta discussão, onde todos procuram ter um pouco de razão, onde quase todos têm uma opinião aprofundada e fundamentada, pergunto, e o currículo, alguém avalia o currículo? Estamos apenas preocupados com um conjunto, ainda por cima restrito de conhecimentos? Quem se preocupa com as competências, com valores, com atitudes? quem se preocupa com civismo, liberdade, democracia, tolerância, respeito? Quem está minimamente preocupado sobre se estas escolas cuidam de outros valores que não apenas os do mercado, o das notas?
Os velhotes que cuidadaram de mim em pequeno, qual conjunto de avôs, nunca perceberam nem de matemática, nem de química, os poucos conhecimentos que tinham de história foram por eles construídos, mas procuraram sempre incutir em mim, hoje o percebo, respeito pelos outros, pela diferença, de lutar contra a indiferença. A escola não pode, nem deve, fazer tudo, tocar todos os instrumentos, orientar todos os espíritos. Mas deve pugnar por um comportamento que apontamos como fundamental, o da democracia e do respeito.
Para depois não dizermos que apesar das excelentes notas, do inquestionável rendimento escolar, não sabemos preencher um impresso, um formulário normal de uma qualquer repartição da administração pública, nacional ou local.

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