sexta-feira, setembro 17

visita

na sequência da recepção houve uma visita guiada pela escola. Conhecimento de locais habituais do pessoal, cantina, salas específicas, biblioteca, sala de recepção a encarregados de educação.
Na visita, mais do que conhecer os espaços foi, para mim, um revisitar momentos, trazer ao dia hoje recordações e lembranças dos momentos ali passados vai, não se riam nem se espantem, para trinta anos.
Irra como as coisas estão na mesma. A sala de tecnológica, trabalhos manuais, naqueles tempos, a sala de visual, a sala de ciência, olha a sala onde fui, pela primeira vez, convidado a sair. Olha aqui tinha aulas de história com um verdadeiro monstrengo. A sala de professores ainda no mesmo local, com um lefting geral é certo. O bar tem a mesma disposição, as mesmas sobras, será que o mobiliário é ainda o mesmo?.
Foi uma visita às minhas memórias do segundo ciclo. Apenas dois anos naquela escola, a transição para a escola secundária, maior e com mais gente. Daquele tempo há dois momentos mais marcante ou que deixaram em mim uma maior recordação. O primeiro ocorreu em 11 de Março de 1975. A escola fica próxima do então quartel general da região e a meio da minha deslocação para casa. Lembro-me de me sentir apavorado, sem saber como iria para casa e ter de passar pelo largo do QG.
O segundo momento, a descoberta do outro, mais adequadamente da outra. A minha primeira paixão pelo sexo oposto. Por uma rapariga que nunca me ligou, provavelmente nem saberia, nem daria conta da minha existência. Mas eu estava apaixonado.
Uma visita que trouxe à baila outros momentos.

Sem comentários: