terça-feira, novembro 20

do trabalho


a escola é um mundo de diversidades, pluralidades e contradições - alunos, formação, idades, ideias, modelos e valores, entendimentos e conceitos, práticas e teorias;
temos olhado para esta situação como se de um constrangimento se tratasse, como condicionadora do desenvolvimento do trabalho e dos resultados - em particular dos alunos, mas agora também das escolas;
olhar para esta diversidade como uma oportunidade de trabalho considero que é o desafio dos próximos tempos; desafio assente em modelos diversos de trabalho, numa organização diferenciada dos processos, um atendimento mais individualizado, quer ao professor, quer, em particular, ao aluno;
é isto que leio e entendo nesta entrada do JMA em que, apesar da sua extensão, estão lá todos aqueles pormenores, grandes e pequenos, que desafiam a organização educativa a reformular estratégias, a repensar objectivos, a re-utilizar, de um outro modo e com outras consequências, o trabalho dos seus profissionais;
a escola que queremos não deverá estar dependente de um ministro (ou iluminado) mas da capacidade local e situada da sua construção, com todas as dificuldades e constrangimentos que se lhe podem associar, mas também com a oportunidade e as possibilidades que só localmente são e podem ser perspectivados;

Sem comentários: