quarta-feira, outubro 3

do acessório

das reuniões que tenho tido na escola, e têm sido muitas, destaco a perda de tempo que se efectua a falar daquilo que considero como acessório;
em reuniões com três ou quatro pontos de ordem de trabalho, onde o primeiro é informações e o último outros assuntos, gastam-se horas; no meio, naquilo que seria efectivamente o cerne da questão o core da reunião, passa-se de fugida;
as conversas cruzam-se em enredos de desvios de atenção, de inércias de indiferença perante o que se discute;
é uma diferença que sinto, daquilo que designo como economia de uma reunião, tentar perceber quanto tempo se despende com cada um dos assuntos; um conselho pedagógico que passa três horas a trocar ideias administrativas e meia hora a trata de assuntos marcadamente pedagógicos; uma reunião de departamento, que passa duas horas a tratar da correspondência que chegou e pouco menos de 15 minutos a falar de articulação curricular ou de modelos de avaliação;
os trejeitos de quem conduz as reuniões enformam da função que exercem, são muito professorais, exemplificativos, procuram descrever, por vezes minuciosamente, determinados pontos para os quais (pretensão minha) seriam suficientes duas ou três palavras (para bom entendedor...);
as imposições normativas e regulamentares que são impostas às escolas e ao trabalho docente carecem ainda que tempo e de outros modus de organização para que se possa rentabilizar o trabalho dos professores, que a maioria designa como administrativo por que pretensamente se desvia da sala de aula;
são coisas do acessório...

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá manel. Para dizeres isto bastava um parágrafo. Escreveste seis.

Anónimo disse...

E não faltam os erros habituais que, no caso do PROFESSOR Manel, dizem mais do que qualquer coisa...