quarta-feira, outubro 3

balanço

ao fim de uma semana e de ter percorrido todas as turmas de 4º ano no trabalho que com elas desenvolvo será ainda prematuro definir um balanço, mas há ideias que se destacam;
os primeiros momentos foram péssimos; o meu hábito, o ritmo e a dinâmica de grupos estava muito (ou totalmente) orientado para a relação com alunos de 3º ciclo, o confronto com alunos de 1º ciclo implicou a necessidade de repensar a minha própria dinâmica de grupos, redefinir estratégias e metodologias;
é uma descoberta, esta a que faço com turmas de 1º ciclo;
passado o primeiro impacto, corrigidas as orientações e as coisas até não têm corrido mal; gratificante do ponto de vista dos afectos, mais dependentes do que a pretensa frieza que os mais velhos procuram incutir, mediante uma pretensa relação mais distante, mais formal;
mas há ritmos manifestamente diferentes entre ciclos; e estou a aprender bastante [incluindo a escrever];

1 comentário:

Anónimo disse...

Pá, tem calma, parece que estás a falar de um problema de física quântica, qualquer coisa da maior transcendência científica. Afinal, és professor ou já te esqueceste do que isso é e está a custar-te a adaptação ao trabalho?