domingo, setembro 23

portefólio


O Miguel pergunta, a propósito da ideia do portefólio como instrumento de avaliação docente, "E quem avalia esse documento? O delegado de grupo (titular ou não)? O PC Executivo? A Inspecção? Quem tem competência e que competência deve ter para avaliar?";

apesar de considerar que santos da casa não fazem milagres, considero que deveria ser o conselho pedagógico a definir a equipa de avaliação, procurando respeitar três vértices essenciais ao sistema, os pares de docentes (da área ou de fora dela, mas pares docentes), a comunidade (por intermédio da associação de pais, dos conselhos municipais de educação ou pela simples e pura participação comunitária) e as estruturas do conhecimento, nomeadamente instituições da formação contínua (centros de formação, universidades, politécnicos);
concordo com o pressuposto que a avaliação dos docentes deverá levar em consideração o projecto educativo de escola, ora será por intermédio deste que se configurarão as competências a avaliar e, acima de tudo, as legitimidades de avaliação;

chamo a atenção para o facto de esta minha reflexão não decorrer de um pensamento profundo sobre a temática; pelo contrário, apenas pretendo apresentar outras alternativas ao modelo instituído (apresentado) pelo ministério, na tentativa de não me ficar pela crítica, procurando contrapor alternativas;

1 comentário:

Miguel Pinto disse...

Não se exige que apresentes um pensamento profundo sobre a matéria, mas será exigível à tutela que apresente um documento de avaliação bem burilado, resultado de um pensamento profundo, e que faça uso da investigação.
Quanto à tua proposta alternativa, os problemas de operacionalização começam a intensificar-se à medida que a avaliação formativa desemboca numa avaliação normativa.