domingo, setembro 23

compreender a avaliação


decorrente de algumas arrumações do meu espaço tive oportunidade de reencontrar um livro de meados de 2006 deveras interessante e pertinente para a discussão em torno das questões da avaliação - sejam elas dos professores, dos alunos ou da escola;
num capítulo do livro, L. Lima defende a tese que "toda e qualquer acção de avaliar em contexto escolar baseia-se numa concepção organizacional da escola, implícita ou explícita, que ao instituir um determinado quadro de racionalidades permite definir a natureza dos objectivos e das tecnologias, estabelecer relações entre meios e fins e entre estrutura e agência, legitimar determinados processos de planeamento e de decisão, bem como a inclusão/exclusão de certos actores nesses processos (...)";
ora o que considero que está em causa na proposta apresentada de avaliação do corpo docente, é uma clara mistura entre meios e fins, relegando para plano meramente secundário quem é alvo da avaliação, quantificando situações de duvidosa classificação e olhando a função docente como se "educação contábil" (define a educação que conta em função do carácter contável, mensurável e comparável dos resultados educativos produzidos) se tratasse;

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