domingo, maio 6

todos diferentes - todos iguais


O Miguel tem uma entrada que considero pertinente e, de certo modo, algo preocupante;
nos tempos que correm, por questões tão diferentes como os fazedores de opinião, modernices técnico-pedagógicas, concertação de objectivos, atitudes político-administrativas, as escolas correm o sério risco da mcdonaldização, isto é de uma homogeneização que não leve em consideração as realidades contextuais e textuais de cada realidade educativa;
mas esse risco só pode ser enfrentado pelos acotres que preenchem cada contexto educativo e mediante a sua capacidade de reflexão crítica àquilo que interessa, ou não, ao contexto e aos actores aí existentes;
podemos, e é uma frase politicamente correcta, entender esta realidade a partir da afirmação que somos todos diferentes 8pelos contextos, pelas realidades, pelos objectivos, pelas personalidades, mas que teremos um ramo em que somos todos iguais, pelas preocupações, pelo querer, pela intervenção e pela dimensão;
tenhamos nós, professores e pais, capacidade de criar as condições que permitam salvaguardar esta afirmação;

Sem comentários: