quarta-feira, maio 23

papas e papistas


o recente e conhecido episódio do professor da DREN e os comentários do meu joanete esquerdo revelam diferentes ideias das quais destaco duas;
uma porque me sinto directamente envolvido, diz respeito a uns quantos pretensos ideólogos que se tornam mais papistas que o papa, mais zelosos da moral dos outros do que da sua; eventualmente procurarão esconder o gato (as suas amarguras) deixando-lhe o rabo de fora (as suas prórpais vulnerabilidades); eventualmente querem mostrar trabalho qual mcartistas esquecendo-se que hoje a malha informativa é larga e impossível de segurar veleidades desta natureza;
segunda referência, na qual também me incluo, nunca como hoje tivemos tanta liberdade de dizer e de escrever, de participar e de opinar, de apontar e de criticar, mas... nunca como hoje nos sentimos tão condicionados por aquilo que dizemos ou escrevemos, tão "apalpados" pelas ideias veiculadas, pelo cruzamento da informação, pela pretensa liberdade de opinião;
entre uma e outra das ideias, quase que me apetece perguntar, que estamos nós a fazer? não teremos nós o livre arbítrio de ir contra as marés daqueles que se arvoram de papistas? não teremos em nós mesmos a capacidade de contrariar este estado de coisas?
pessoalmente quero continuar a pensar que sim;

2 comentários:

Anónimo disse...

O mundo tornou-se um entrecruzado de redes. A diferentes níveis, com diferentes coplexidades e impactos na vida das pessoas, é nas redes que nos encontramos e nos depistamos.
O Caraças, um gajo sempre invocado quando se sentem os calos apertados, sempre quiz fugir às redes e está cosntantemente a ser tramado pelos Filhos de Uma Vaca.
Os Filhos de Uma Vaca sacralizaram a Mãe e as suas ambições escondidas de serem mais Vacas do que ela até colherem os Bandarilheiros.
Os Bandarilheiros enpertigam-se em lides repletas de negaças e faienas recortadas de fintas, mas quando pensam ter o apluso do Povo é de assobios e vaias que se enchem. alguns ficam cheios.
O Povo não é sereno está à espreita para ver de que porta sai o próximo poder: se dos Curros - Mais uma Vaca, se da Porta dos Cavalos - mais algum Lidador com seus Bandarilheiros.
Não sei o que me deu mas lembrei-me da canção que serviu de senha a uma tal revolução que foi toreada.
Nem o Inteligente restou. Estamos toreados!

Deste Esquerdo Joanete que preza De Cabeça.

Anónimo disse...

"Apalpados"?
Quando esramos crianças achávamos que as meninas sentiam alegria se as tentávamos apalpar. Julgávamos que era uma forma de lhes dizer que se Sentissem desejadas.
Apalpar pode na cabeça de alguns surgir, assim, ainda com algum ar de ingenuidade e exercicio de sedução, como se quem apalpa quizesse reconhecer-nos algum valor.
"Apalpados" não serve!
Quem faz dessas coisas castra ou pelo menos tenta. Vai calafetando portas e janelas, procurando abafar no silêncio as angústias de quem é apertado.
Os circunstantes nem se dão conta de que estão a participar no seu próprio abafamento, já que quem usa destes mecanismos com uns não respeita nenhuns e mais tarde ou mais cedo já os violou também.
Então fiquemos pelo "Violados", um estuprar que põe em causa a vida das pessoas, em todos os âmbitos da sua existência, que deixa sequelas definitivas e a alguns vai encanitando de descontentamento com a vida.

Dum Joanete Esquerdo que se Preza de respeitar as pessoas de modo a não deixar de o ser.