sexta-feira, maio 18

exames


as provas de avaliação, em qualquer nível de ensino e em qualquer circunstância, são um dos instrumentos mais poderosos (único?) de regulação dos comportamentos sociais e escolares, de relação entre docentes e alunos, de equilíbrio das discussões entre a escola e os pais/encarregados de educação, da escola com a sociedade;
para a semana realizar-se-ão as provas de aferição do 4º ano, 3ª e 5ª feira, ano que a filha (mais nova) frequenta;
tem sido engraçado (?) perceber os modos e as formas de relacionamento que a professora tem apresentado nos últimos tempos, criando toda uma mitificação em torno da sua realização;
no meu entendimento deveria ser apenas e simplesmente o culminar de um ano e de um ciclo de ensino; mas torna-se, pelos discursos, pelas ideias, pelos valores veiculados, pelas narrativas, pela apresentação feita da prática num dos momentos stressantes, angustiantes e problemáticos tanto para os alunos como para os pais e que não deixa de lado os professores, por muito que procurem descartar a situação, empurrando a responsabilidade para cima ou do aluno ou da família;
para quem está no final do 1º ciclo de formação e que terá pela frente e pela vida uma permanente avaliação, é assumir o lado mais negro de um processo que deveria ser natural e normal;
há em quem complique, em vez de desmontar as ideias e ajudar aos processos e aos procedimentos;

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