quinta-feira, janeiro 11

sentido social


ao nível do trabalho académico, procuro trabalhar o conceito de disciplina escolar enquanto elemento de regulação na construção social do indíviduo;
mas não há oportunidade que, quando troco ideias sobre o que faço, não se aborde a indisciplina; e não tem sido fácil criar uma linha argumentativa onde o que destaco é a ideia de disciplina enquanto elemento de construção da pessoa - em tempos de operários disciplinados e ordenados, entre o acéfalo e o acrítico, hoje (talvez) se solicite a reflexão crítica, a autonomia, a iniciativa, o empreendedorismo;
a questão que se torna fulcral nesta análise acaba por assentar na ideia do poder, nos seus mecanismos de acção e regulação, no papel da escola na perpectuação de lógicas, na reprodução de modelos e práticas, na participação e da representatividade; e aqui a ideia de disciplina escolar ganha uma outra dimensão, particularmente se olhada sob a perspectiva das políticas públicas educativas onde, com diferentes dimensões e pretextos, o que tratamos não é o hoje e o agora (por muito que os sindicatos e alguns professores o defendam) mas o amanhã, o devir construído na escola e sob acção educativa, face ao papel pensado e atribuído à escola nos seus próprios espaços de poder e participação;
agora que me dedico a operacionalizar esta ideia a escola ganha uma outra perspectiva e a acção educativa uma outra dimensão;
tenha eu pernas e sentido para levar a nau a bom porto;

Sem comentários: