sábado, novembro 4

do anonimato

é uma discussão deveras interessante e que certamente daria pano para mangas, trocarmos ideias e opiniões sobre o que é o anonimato nesta rede, nesta blogosfera, neste espaço;
será suficiente para ultrapassar o anonimato dizer que me chamo manel?
será suficiente para ultrapassar a indiferença e o desconhecido assinar um qualquer comentário como Ana?
a qualquer uma delas penso que a resposta é negativa; faz parte daqueles avisos que dou aos meus filhos, de não considerar por legítimo nem por adequado aquilo que na net se afirma, se diz ou se escreve;
há necessidade de um pensamento crítico, reflexivo, distanciado em face das posições, das afirmações, dos argumentos;
como? apenas por intermédio dos argumentos que cruzam, das ideias que se esgrimem, tentar perceber se vão no sentido de criar uma conversa ou apenas de criar um acontecimento; se pretendem trocar argumentos e opiniões, ou apenas vilipendiar pessoas, se pretendem subir a discussão ou apenas achincalhar situações;
até estou disponível para trocar ideias e argumentos no meio do anonimato, desde que seja, pelo menos para mim, esclarecedor de situações, claro quanto aos argumentos, crítico nas posições, mas se evite o achincalhar, a maldecência, a simplicidade escondida;
o anonimato ou o nominado é aquilo que queremos e que dele fazemos; saibamos discurtir e trocar argumentos; para isso estou cá; para o resto também, mas mais comedidamente;

1 comentário:

Anónimo disse...

Tenho deixado os meus comentários.
Ficaram anónimos por falta de prática e por que o tempo nunca é muito para fazer registos e coisa e tal...
Eu sou o Joanete Esquerdo