domingo, outubro 1

sobre a escola pública

tenho que reconhecer que gostei tanto como me surpreendeu este apontamento de um amigo (continua a ser assim que te referencio, peço edsculpa de qualquer pretensiosismo) sobre a escola pública; ainda por cima parte de outras considerações deveras (im)pertinentes quanto ao papel, funções, objectivos e enquadramento da escola (seja ela o que for e qual for);
ao fim de tanto tempo de se andarem a discutir questões em torno da lã caprina - desculpem lá qualquer coisita - é chegado o tempo e a oportunidade de se discutir o que é a escola pública, quais os seus contornos, a sua configuração, o seu enquadramento, os seus objectivos e, de entre este, qual o papel dos professores (de uma classe amargurada e algo desconfigurada) em torno desta ideia;
face ao que se discutiu na semana - propostas de privatização do modelo de gestão da escola, reforço das componentes locais da autonomia e o papel dos professores neste contexto - é bom perceber que a discussão tem de enveredar para outros caminhos, com outras perspectivas;
não chega criticar as políticas educativas, como é manifestamente insuficiente apontar o dedo a esta ministra ou aos anteriores; o fundamental passa por perceber qual a configuração, o entedimento e a percepção que temos ou devemos ter quanto ao que é (ou deva ser) a escola pública;
e esta é, sem margens para dúvidas, uma questão da qual os senhores professores têm andado afastados; propositada ou deliberadamente, consciente ou pretensamente, preocupados que têm estado com o papel de funcionários públicos - importante sem dúvida, mas manifestamente acessório quanto à centralidade da escola hoje e amanhã.

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