sexta-feira, setembro 8

uniformidade

um colega do serviço onde me encontro transitou, por razões pessoais, para uma outra delegação, para uma outra região;
na troca de comentários sobre a mudança, nomeadamente entre semelhanças e diferenças, a resposta vai no sentido de serem mais as semelhanças do que as diferenças;
falamos de duas regiões (Évora e Faro) aparentemente distintas do ponto de vista de dinâmicas de juventude;
não me cansarei de defender que é preciso diferenciar para que se possa trabalhar para a equidade; que a igualdade mais não faz que realçar e reforçar diferenças, numa assumida posição de darwinismo social;
é este Estado, herdado de meados do século passado, que tudo procura homogeneizar, para o qual é tudo uniforme e singular que está em esgotamento perante ideias, concepções e práticas que consideram o Estado plural, heterogenio, diferenciador;
a nossa escola, a escola pública portuguesa muito tem contribuido para esta homogeneização; as dores que se sentem, pelo algumas delas, relacionam-se com esta mutação;

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