sexta-feira, agosto 11

aniversário

fez esta semana um ano que cheguei ao poiso onde me encontro, com responsabilidades distritais no âmbito da juventude;
o que mudou? o que permaneceu? qual a minha responsabilidade entre um e outro ponto? são perguntas às quais procuro responder;
mas, determinante, foi perceber as dinâmicas, as acções, os projectos, as ambições, as características que marcam esta área;
os sonhos, as aventuas, o papel do associativismo na construção de projectos de vida, no arranque profissional, na afirmação identitária, na criação de raízes ao local, na própria construção do local são circunstâncias que admiro e me surpreenderam pelas características e pelas formas que adquirem.
como na generalidade do país carece esta área de duas coisas, formação (aos responsáveis associativos, às entidades acolhedoras, aos parceiros sobre o papel de cada um) e organização (nomeadamente ao nível da dimensão crítica, na construção de projectos e de respostas sociais);
sobra, tal como na generalidade do país, dedicação, vontade, tenacidade, perseverança pelos ideias e pelos projectos;
ao fim deste tempo continuo a descobrir coisas novas e diferentes e, acima de tudo e que me enleva, a descobrir-me;

Sem comentários: