terça-feira, junho 6

da disciplina

trabalho, em termos de projecto de investigação na área da educação, o conceito de disciplina; procuro, a partir deste conceito, construir duas ideias (ainda não sei se serão argumentos, teses ou simples hipóteses de trabalho);
por um lado que o conceito valeu por si, durante a 1ª república como elemento justificador de um novo regime político, depois, durante o Estado Novo, como forma legitimadora de um construído político e ideológico de um cidadão "com tino e compustura";
na democracia, durante a construção do regime democrático (que se efectua no dia-a-dia) o conceito de disciplina sofre uma tensão, sente-se entalado entre, de um lado, a legitimação de um novo regime político e, do outro, a construção da pluralidade do sujeito;
é esta tensão, são estas aparentes contradições que fazem com que o conceito de disciplina (enquanto representação e acção), passe a valer pelo seu contrário, pela sua negação, pelo conceito de indisciplina;
é em face da incapacidade que os actores educativos, numa afirmada circularidade do poder (do topo à base e deste para aquele) têm manifestado de enfrentar estas contradições que fazem com que a temática seja recorrente e quase sempre anexa ao fim da ordem e da moral, ao fim dos valores, à decadência da sociedade, à indiferença de uns (os alunos) e ao aparente alheamento de outros (os professores);
é esta tensão que tem de ser enfrentada e torneada, sem a qual a ideia de indisciplina valerá sempre por si e não pela sua afirmação, enquato disciplina, conjunto de regras e posições fundamentais para que se possa desenvolver o trabalho pedagógico;

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