segunda-feira, maio 2

Da opinião

Ontem à noite, nas outras conversas, de Maria João Avilez, na Sic Notícias, duas sumidades (Maria Filomena Mónica e Manuel Braga da Cruz) trocaram ideias e disseram cobras e lagartos da escola (básica e secundária), dos professores, da organização do sistema, etc.
Entre uma e outra das ideias trocadas, da conversa em tom de amena cavaqueira, sobressaiu-me uma frase de Maria Filomena Mónica, que não tolera opiniões.
Diz a senhora que muito se fala, muito se opina sem uma fundamentação, sem o conhecimento da realidade, dos argumentos utilizados.
Por um lado tenho de concordar. Todos temos opinião sobre a escola e sobre a educação. Muitas e muitas barbaridades se dizem e se escrevem sobre o que é a escola e a educação, sobre o trabalho dos professores e o rendimento dos alunos.
Mas também tenho de concordar que a senhora é uma dessas figuras que, por diferentes motivos e factores, lhe atribuiram um protagonismo que dificilmente poderá ser consolidado fora do ambiente marcadamente opiniativo.
Mas é uma opinião.

1 comentário:

Anónimo disse...

O colega equivocou-se.Quem esteve no programa foi Fátima Bonifácio e não Maria Filomena Mónica. Ademais a referida senhora disse aquilo que efectivamente se passa actualmente nas nossas escolas. Uma escola onde impera o facilitismo, a falta de exigência e de disciplina. ´Por acaso não será isto verdade?