terça-feira, abril 26

futuro

Apresentei hoje, para discussão amanhã em sede de departamento, uma ideia de trabalho que designei Futuro com História.
Uma ideia de trabalho que parte da disciplina de História, como se notará, e procura ir ao encontro de diferentes princípios.
Desde a organização da escola, de modo a ultrapassar a ideia que a escola é só para dar aulas, que a História é do passado, que as disciplinas são quintas fechadas, que o trabalho do professor é isolado ou que as aulas são uma seca.
Indiquei, ainda que sucintamente, uma justificação, objectivos e recursos (humanos e materiais, não quero acreditar nem ter a veleidade de permitirem que um projecto mexa em dinheiros), como deixei ideias quantos aos possíveis produtos a obter e uma proposta de avaliação, cruzada, isto é, por parte dos responsáveis do projecto e por eventual comissão/grupo com origem em Conselho Pedagógico.
Será porventura precipitado da minha parte, mas estou quase convencido que os primeiros comentários irão ao encontro do impossível, que não é viável. Ou seja, os primeiros comentários procurarão a inquestionabilidade do que temos.
Depois direi.

2 comentários:

Miguel Pinto disse...

Estou curioso. Que proposta foi essa? Não estás a pensar em qualquer coisa em grande(?)... que sacuda o projecto educativo aí da paróquia, pois não?

Emilia Miranda disse...

Também estou curiosíssima.
E não é que não acredite que há alguns que gostam de desafios mas sei que há muitos que não querem, mesmo nada, que se altere o que quer que seja.
Fico à espera de conhecer a proposta.
Um abraço,
Emília