quarta-feira, abril 27

de uma ideia

concretizo o que referi como uma ideia de trabalho.
Como disse é uma ideia (reconheço que aparentemente simples) que procura mexer na organização da escola (tempos, espaços e alguns recursos).
A minha prática pedagógica insere-se naquilo que alguns autores designam de pedagogia diferenciada (reconheço que não gosto muito desta designação). Neste sentido a escola é entendida como um local (global) de formação e aprendizagem. O que procuro na ideia que apresentei é que seja efectivamente isso, um espaço, coordenado por um elemento de História (não há nenhuma disciplina que não toque na - sua - História) e que faça a ponte sobre conhecimentos, práticas, metodologias, estratégias, recursos didáctivos.
Isto é, é um gabinete de ideias que coordena acções práticas, lectivas das disciplinas e dos docentes que para isso se disponibilizem, coordenando formas de compensação, estruturando apoios, definindo tarefas, implemento acções, apoiando docentes e práticas docentes.
Vai, ao fim e ao cabo, ao encontro de metodologias cooperativas e colaborantes, procura ultrapassar o monismo disciplinar e integrar a colaboração como factor de desenvolvimento, e a coordenação como elemento de motivação disciplinar e lectiva.
Aparentemente simples. Requer que a distribuição de horários seja feita em função de grupos e de objectivos. Requer que o foco seja o aluno (efectivamente e não apenas do ponto de vista retórico), implica disponibilidade prática, efectiva para a colaboração e não para o isolamento. Implica, ainda, que se trabalhe acompanhado na sala de aula e não apenas um elemento.
Coisas que são simples de pensar e de dizer. Mas muito complicadas de implementar. Mas não desisto.

Sem comentários: