segunda-feira, março 7

frases

... muito do insucesso escolar reside na incapacidade de os professores se atreverem a fazer diferente (...).
Retirei esta frase daqui. Talvez apenas eu ainda não a tivesse visto, uma vez que é do passado dia 4, e corra o risco de fazer uma chamada desnecessária. Mas não resisti pela pertinência e pela plena concordância que sinto por ela.
Falta coragem na escola portuguesa para ser diferente e de não ter nem medo nem vergonha de assumir essa diferença.

1 comentário:

Anónimo disse...

Embora seja um pouco avesso a analisar estados de espírito e maneiras de ser colectivas (os professores portugueses são isto, os portugueses são aquilo), inclino-me mais a dizer que é a escola, no seu todo, que é incapaz de fazer diferente e reinventar-se como um todo com pés e cabeça. Um (1) professor que faça "diferente" só porque sim só contribui para bagunçar mais a descoordenação reinante (e é este, no meu entender, o principal problema). A escola portuguesa vai funcionando apesar de um monte forças discordantes, a começar pelas sucessivas reformas que se encavalitam umas nas outras e a acabar nos diferentes estilos de ensino de cada professor (as coisas não são assim tão uniformes). Se isto é até certo ponto inevitável, a situação, atinge, às vezes, níveis absurdos.

E tenho impressão que a maior parte dos alunos é bocadinho avessa à tal diferença, principalmente quando ela implica maior autonomia, iniciativa e organização.