segunda-feira, fevereiro 28

das ilhas. Chamo aqui a atenção para a imagem que o meu colega e amigo Miguel colocou ontem no seu sítio.
É um desafio, é uma ângustia, são multiplas sensações, entre a incapacidade, a frustação, o zangado e o triste aquelas que percorrem quando damos e nos apercebemos destas situações, onde somos ilhas no meio da gente.
Esta é uma das muitas situações com as quais a escola, e os professores, se confrontam quotidianamente. Esta é uma das situações que dá origem aos conflitos de equilíbrios de poderes, de disputa de espaço, de afirmação de posições.
A escola, professores, isoladamente não conseguirão dar resposta a esta situação. Sozinhos mais não fazemos que acentuar ilhas, talvez criar pontes entre elas, mas não deixaremos de ser ilhas.
A colaboração, a partilha, a troca de ideias, a participação, a cooperação, o envolvimento, a troca, o diálogo são elementos que podem colaborar na resolução destas situações.
Saibamos nós, professores, dar origem aos diálogos, à conversa, estabelecer pontes, aproximar pessoas e ideias e muitos dos nossos problemas estarão resolvidos.

1 comentário:

Anónimo disse...

l~e o comentário que deixei no blog do teu amigo miguel. só eu é que conhecerei professores com vidas pessoais desfeitas????