segunda-feira, novembro 15

entre uma e outra ideia um elemento fundamental atravessa a escola portuguesa, nesta sua fase de reconfiguração, eventualmente e em minha opinião, a procura de novos sentidos e de novas formas organizacionais que tragam respostas não apenas sociais (o papel da escola na sociedade, a formação inicial e a continua, a capacidade de construir o conhecimento e interpretar o que nos é dado, a produtividade económica, as literacias, entre outras) como respostas profissionais (qual o papel do professor nestes novos contextos e tempos, o papel das culturas colaborativas, a participação, a intervenção a construção de sentidos profissionais, nomeadamente) mas o desafio preponderante é o da participação política, o da definição de sentidos (des)construtivos do conhecimento e do ser, da identidade e do profissional.
O que gostava realmente de perceber é para onde nos levam estes ventos do tempo. Qual o papel da blogosfera neste reencaminhar de sentidos? qual o papel das culturas colaborativas na redefinição do sentido profissional?, qual a reengenharia organizacional para apoiar e fomentar a participação, a colaboração, a construção de sentidos? qual os sentidos das autonomias locais na definição local de políticas educativas?
Ena tantas ideias, tantas coisas e tão pouco o tempo para as poder apreciar, usufruir.

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