terça-feira, outubro 26

sal e pimenta

efectivamente os viajantes da escola são um pouco como o sal e a pimenta do sistema.
Bem ou mal, melhor ou pior, as coisas estão definidas nas escolas, ainda que em alguns casos não se percebam os seus contornos, aceites pela generalidade dos elementos. Quem discute as regras, quem levanta dúvidas, quem coloca questões são aqueles recém chegados à escola, por destacamento, deslocações ou acaso.
São eles que, de algum modo, apimentam o quotidiano com particular destaque para as reuniões.
Foi isso que senti ontem, numa das minhas reuniões de conselho de turma intercalar.
Procurei estar calado, procurei não me inquietar com algumas dúvidas que o são apenas porque sou novo por aqui, que s coisas estão mais ou menos consensualizadas, mas não resisti quando ouvi que se distribuiam pesos percentuais por instrumentos de avaliação.
Exactamente, os instrumentos de avaliação (fichas, questionários, grelhas de registo, entre outras) também têm peso específico. Eu pensava que o importante eram os critérios e que os instrumentos apenas lhe dariam, ou não, coerência e possibilidade de registo. Fiquei a saber que também têm peso específico.

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