sexta-feira, outubro 1

autonomia

Qualquer docente, qualquer educador, qualquer pai apela à autonomia, queremos que os nosso(a)s aluno(a) sejam autónomos, que exista espírito de iniciativa, capacidade de explorar, de descobrir de manusear a informação, situações ou outros.
Eles mesmos, filhos, alunos, educandos, exigem, reclamam maior autonomia, mais liberdade, mais espaço. Que as aulas não sejam uma seca, eles até gostam da escola, as aulas é que..., enfim, são um seca.
Depois, quando procuramos fazer coisas diferentes, quando procuramos metodologias, estratégias ou práticas diferentes e diferenciadas, que respeitem interesses e motivações, que vão ao encontro de preocupações e expectativas, que incentivem a autonomia pessoal, que estimulem a responsabilidade de fazer por si e para si então aí, é que se apela para se fazer como os outros, como sempre foi feito.
É mais fácil, mais prático e não dá moengas.
É um negócio aquele que se define na vida.

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