segunda-feira, junho 23

mudanças

por muito incrível que possa parecer a alguns, tudo muda na educação - não apenas os instrumentos da tecnologia (telemóveis, portáteis, quadros interactivos...), mas também os interesses, alguns valores, algumas ideias, públicos, perspectivas sociais e económicas;
contudo, permanece o mesmo modos organizacional de juntar, por níveis (etários, escolares) ou de interesse os grupos e dotar um grupo por um docente, separando processos de produção (no caso, de conhecimento compartimentado) e configurando estratégias para muitos como se de um só se tratasse; além do mais o que interessa para muitos é o conhecimento formal, aquele tipo pronto-a-vestir, já feito e validado e não aquele que o aluno possa trazer, o contexto possa exigir, ou os futuros implicar...
os instrumentos de regulação da acção pedagógica estão desajustados e desenquadrados dos meios, interesses e objectivos ao dispor de alunos e professores, de pais e da comunidade;
felizmente que ninguém nota...

5 comentários:

Francisco da Costa disse...

Olá.
Eu acho que este não é um exercício que se pare. E a si não lhe falta assunto.
Um abraço.

Anónimo disse...

novo blogue de desabafos diários, informação, desporto, cultura e politica

não deixem de passar por esta afamada rua

http://ruadosenforcados.blogspot.com/

Anónimo disse...

XX Encontro Anual de Cante Alentejano, em Ferreira do Alentejo.

Divulgue!


www.patrimonios.blog.com

Miguel Pinto disse...

"felizmente que ninguém nota..."

Porquê,Manel?

Anónimo disse...

Numa das minhas viagens virtuais deparei-me com este blog do Dr. Manuel Cabeça. Pois é, este sr. foi o culpado pela minha paixão pelas TIC.Lembra-se dr. do Alentejo Digital e da comadre da Vidigueira?
Quem sabe não nos voltamos a encontrar num novo projecto tecnológico, ainda mais arrojado.
Até sempre.
m.josé