trabalhar com grupos/turma de 4º ano, neste minha escola tem trazido com ele duas surpresas;
uma assente na característica de queixinhas que a generalidade dos alunos gosta de evidenciar; fazer queixas disto ou daquilo, deste ou daquela, é uma quase constante e permanente referência nestes grupos; considero eu, e é um juízo pessoal, que esta atitude terá de se incentivada, apoiada e legitimada por adultos com que as crianças de relacionam, seja a família ou o/a docente oficial da turma; era coisa à qual não estava habituado e que desincentivo;
uma outra, mais comparativa com modelos de trabalho pedagógico, diz respeito ao facto de não saberem trabalhar em grupo, isto é, criarem factores de respeito entre os elementos de um mesmo grupo, saberem partilhar objectivos, dividir tarefas, puxar para o mesmo lado; esta uma clarissima surpresa, quando todos temos de trabalhar em grupos, com elementos com quem simpatizamos pouco ou simplesmente não simpatizamos e a escola não habituar aos factores de respeito, tolerância e cooperação;
viver e aprender, mesmo que seja à base da surpresa;
quarta-feira, janeiro 9
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário