terça-feira, dezembro 4

da regulação

numa análise de conteúdos aos comentários inerentes à revisão do projecto educativo da minha escola, constata-se o óbvio; os docentes não encaram o seu trabalho, a sua função como elementos de regulação - seja pedagógica, social ou, mais dificilmente, política;
a principal dimensão que surge associada aos comentários ainda se encontra muito ligada às dimensões funcionais e instrumentais da escola; o que pode decorrer de várias situações, destaco duas, os discursos educativos predominantes (os políticos ou os académicos) que visam a estruturação da escola em face dos desafios da modernidade, da preparação e adequação para a vida, da preparação de profissionais qualificados e, por outro lado, de modos passados de entender a escola e a relação pedagógica, tempos em que a escola preparava para a vida, que a escolarização era garante de trabalho, de uma profissão;
aparentemente não á contrdição entre um e outro, mas os modelos subjacentes às práticas são diferentes uns dos outros, como diferentes são os papéis concebidos aos professores e aos alunos num e noutro contexto;
não julgo a situação, limito-me a constatá-la;

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