sábado, agosto 11

teste


esta imagem, de da Vinci, foi um dos exames mais proveitosos que fiz aquando do meu curso; aparecia a imagem e o pedido "comente";
ao deparar com ela, lembrei-me desse teste e daquele que enfrento no meu projecto de tese;
se o Homem é a medida de todas as coisas, qual é a medida do Homem; quais são as coisas que o Homem mede, para quê?
isto porque a criação de instrumentos disciplinares de regulação dos comportamentos educativos não leva o Homem como medida, mas, em contrapartida, uma dada ideia de sociedade, um conjunto de valores e de (pré)conceitos que se modificam, que se transformam (não sei se evoluirão);
instrumentos hoje dados como incontornáveis eram em tempos impensáveis e, muito provavelmente amanhã poderão ser considerados obsoletos quando não mesmo desnecessários;
o que faz com que se (re)criem instrumentos pedagógicos de regulação dos comportamentos educativos? o que faz com que sejam abandonados? um mesmo docente pode utilizar vários, valorizar diferentemente as suas acções;
preciso urgentemente de ir para o terreno procurar algumas dúvidas sobre as questões que se me colocam nesta altura, essencialmente para evitar que se misturem ideias, dúvidas e questões e se sobreponham umas sobre as outras tornando (ainda mais) difícil discernir o necessário do supérfluo;

Sem comentários: