sexta-feira, agosto 10

leituras


a partir de uma editora que penso ser algo recente, adquiri e devorei o título "Foucault e educação";
pelos título será relativamrnte fácil perceber a sua posição e o seu sentido editorial;
mas também pelos títulos ali disponíveis ficamos com acesso a um conjunto de ideias que têm andado algo afastadas das bancas e das discussões pedagógicas, é uma outra perspectiva que se acrescenta a um mercado (o editorial) sempre escasso e restrito no panorama nacional, condicionado que está a alguns dinaussauros da publicação;
é um livro que nos permite, de modo sintético e resumido, perceber melhor o pensamento de um dos maiores pensadores do século XX, Michel Foucault;
conheci o autor nos idos 80, por causa da história das mentalidades e da cultura e, essencialmente, por causa de um professor que teimava em apresentar coisas contra corrente;
contra-corrente por que é difícil, senão mesmo impossível, catalogar M. Foucault; tanto é da área da psicanálise como da história, da sociologia como da pedagogia, da política ou da cultura, como é referenciado como marxista, estruturalista, mas também fenomenologista, linguista, entre muitos outros adjectivos; M. Foucault é assumidamente gelatinoso e adorável;
procuro perceber M. Foucault essencialmente pelo seu objecto de investigação de uma vida, a relação entre poder e conhecimento;
é algo admirável nas suas análises, quase que incompreensível na sua metodologia, de tão vanguardista anda a ser recuperado em múltiplas áreas, uma das quais aquela que adoro trabalhar, a história das ideias;
relacionar os instrumentos de regulação dos comportamentos implica, obrigatoriamente, relacionar as estruturas do poder e do conhecimento com as estruturas de acção e de construção social;
leituras...

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