quarta-feira, maio 2

apresentação


termineio a apresentação do meu texto, sobre os instrumentos das políticas disciplinares na escola pública;
optei pelo princípio e estruturei a apresentação a partir do objectivo (analisar a disciplina na escola como um dos elementos de regulação dos quotidianos), passando pelo objecto (os instrumentos produzidos tendo em vista a regulação de comportamentos pedagógicos e sociais) e pelo quadro de análise (as políticas públicas e o conhecimento em educação) e a terminar no conjunto de conceitos (disciplina, regulação, instrumento, governança) que considero estruturantes à tese e que me permitem ir da concepção normativa da disciplina na escola à construção social dos comportamentos;
apesar dos sofrimentos, do processo lento e algo penoso desta construção, feito por aproximações sucessivas, considero que cada vez mais estou apaixonado pelo tema; não pelos comportamentos que se podem perspectivar, mais pelas ideias e pelos valores que se podem determinar e associar à ideia de disciplina na escola, às mundovidências que daí decorrem, ao papel que a escola tem e assume no contexto social, ao papel que os professores concebem à sua acção e às dimensões que a educação tem enquanto prática social;
o acervo é constituído pelo arquivo de duas escolas da cidade (uma secundária com 3º ciclo, uma outra EB2/3) e pelos instrumentos que se produziram tendo em vista a regulação (e não a regulamentação) dos comportamentos, nomeadamente os projectos implementados, as acções definidas, as soluções encontradas, bem como (e cerne da investigação) as ideias e os valores que aí se encontram, os recursos mobilizados, a participação dos actores, o envolvimento do conhecimento (pedagógico e social) nessa construção e definição;
num processo de longa duração (vai de 1977 a 2007) poder-se-á perspectivar não apenas o que muda mas, assim o pretendo, o que permanece como infra-estrutural à acção pedagógica, aos desempenhos profissionais, às concepções de escola e de educação;
tenha eu unhas para esta viola, pois e inevitavelmente (?) já encontrei inúmeras omissões no texto que apresentei, faltas que partem do meu envolvimento e da presunção do conhecimento, coisa que manifestamente é imperdoável num texto académico;

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