segunda-feira, fevereiro 26

participação e política

O meu amigo Miguel, cada vez mais politizado e político (ainda bem, faz falta e permite outro tipo de discussão e outro nível de consideração) associa a participação da blogosfera à participação política e, provavelmente porque não me explicitei com a necessária clarificação, diz que menosprezo o espaço político que é a blogosfera;
certamente fui eu que, na economia das conversas escritas, não me terei explicado;
não menosprezo nem a dimensão política da blogosfera, nem a dimensão de participação que ela complementa e induz;
o que crítico, é o espaço de participação, antes aberto e plural, ser hoje a sequência da opinião publicada de alguns cronistas do reino, sejam eles a favor ou contra o governo, a favor ou contra as políticas, a favor ou contra as correntes;
o que aponto e destaco é que hoje a blogosfera (aquela que percorro) é a assunção de mais do mesmo e não do diferente;
por participação entendo a criação de espaços plurais de opinião e discussão que vão para além daquele espaço limitado e circunscrito que nos fazem crer que é único, mais pela afirmação do pensamento contra-hegemónico (na esteira do defendido por Boaventura de Sousa Santos) do que pela uniformidade e uniformização, pela standardização da grande superfície do pensamento;
o que defendo é que este espaço se deve de alargar a outras correntes de pensanmento e preocupação habitualmente não discutidas nas páginas dos tabloides, remetidos para pé de página ou para simples apontamentos, na melhor das hipóteses;
o que defendo é que este espaço pode e deve ser um espaço de políticas, de participações e não de mais do mesmo, de correntes dos outros que nos impõem modos e modas;
corre-se o risco de se perder o sentido crítico e quando mudarem as políticas e os políticos, pois eles mudarão um dia, nos instituirmos como críticos de quem está, independentemente de quem está e fazermos mais do mesmo;
falo por mim, pela blogosfera que percorro, pela minha escrita; generalizar seria abusivo e, eventualmento, pernicioso;

Sem comentários: