segunda-feira, janeiro 1

de frente

como é meu hábito e como tive oportunidade de já aqui o ter escrito, os próximos tempos irão ser encarados de frente, seja pela dinâmica, seja pelas exigências;
procurei, no que me diz respeito, organizar o meu semestre, o mais detalhadamente possível mas deixando sempre alguma margem de flexibilidade, de manobra, de fuga pelo que não depende da minha pessoa - e há muita coisa que não depende de mim - nos tempos que se aproximam;
não é necessário referir nem o contexto organizacional/profissional, nem o académico, fico-me por um mais aleatório, mais impreciso e mais volúvel, o político;
os próximos tempos irão determinar muitos dos sentidos e das opções de médio prazo; começar-se-ão a definir cenários e figuras para 2009 (legislativas e autárquicas) e, nestes campos, há espaços de manobra, folgas que irão encontrar o seu tempo e o seu modo ao longo deste primeiro semestre; os arranjos político-partidários, as ideias-força, as apostas e as novidades irão ser um dos elementos em destaque - ainda que muitos digam que é cedo, que pode ser precipitação, ou que é extemporâneo;
surpresas não espero muitas; os mesmos de quase sempre (uma ou outra variação, pontual, mais por omissão), nos mesmos sítios e com os mesmos modos;
não faltam apenas actores políticos a Évora e ao Alentejo, faltam também ideias e projectos, elementos de mobilização (como resultado não deixamos de ser o que outros nos dizem para ser ou para fazer);
se uns perderam o interesse no local/regional, afastados que estão deste meio, a outros a falta atitude para surpreender e para romper com hábitus impede-os de avançar contra ventos e marés - sem a qual não se ganham nem se constróem oportunidades;
onde me posiciono? num equilíbrio indelicado entre aqueles que me querem ver longe dos cenários de discussão e os outros que não sabem se podem contar comigo; fruto disto estarei com um pé entre o sítio onde estou e o regresso à escola; certo que estou descansado pelo que fiz e por aquilo que tenho para fazer; e farei, esteja onde estiver;
de frente

Sem comentários: