domingo, outubro 1

ideias

em torno deste projecto de tese, ando a ler e a pensar escrever [esta é boa] em volta de uma ideia - os discursos em torno da ideia de disciplina escolar, funcionam como elemento de regulação do sistema educativo, num sistema (o educativo) marcado por processos de multi-regulação;
e de um argumento, os discursos legitimadores da reformulação e reconfiguração local das políticas de disciplina escolar;
isto é [e este é um espaço de catarse e de pretensa simplificação do caso], discutir a ideia de disciplina escolar leva em consideração uma ideia de escola e de educação, definindo o lugar de cada interveniente (na maioria das situações, dos casos problemáticos, daqueles que levantam confusão na sala de aula, as minorias, as franjas de um sistema) onde se prefigura se a escola serve para a tolerância, para a promoção da diferença, para a integração de minorias ou do outros ou se, pelo contrário, serve para acentuar as diferenças, promover as desiguladades, reforçar as descriminações (de género, credo, raça, étnia...);
partindo da consideração da legislação sobre a disciplina escolar (manifestamente estável ao longo da democracia, três diplomas apenas, 769/76, 290/98 e 30/2002) perceber qual a reconfiguração efectuada localmente, em função de que valores, assente em que ideias, com que finalidades e ideologias subjacentes;
perceptível?
senão for estou feito, 3ª vou tentar vender a ideia, perceber se é enquadrada na temática e numa problemática, se tem ou não pernas para andar; a ver vamos;
[abertura a mais, quando se exigeria a confidencialidade?, ná, falta o quadro de análise pelo qual pretendo esmiuçar a questão, e que permite a individualização - trabalhos sobre a (in)disciplina há muitos, o quadro de análise permite individualizar questões e definir percursos mais pessoais].

1 comentário:

Miguel Pinto disse...

Quantos regulamentos internos tencionas ler? ;)