segunda-feira, maio 8

disciplina

na passada 6ª feira apresentei um ante-projecto de investigação (na área da política educativa) assente numa ideia - a disciplina em tensão dialéctica entre o sossego para uma relação de ensino-aprendizagem de sucesso e o desassossego necessário para a auto-aprendizagem - e em dois pressupostos; por um lado que as questões da disciplina assentam em lógicas que se podem designar por uma "microfísica do poder" (Foucault) de carácter relacional e socio-profissional, por outro, que decorre da própria reconfiguração do papel e dos objectivos que suportam a relação entre o Estado (a escola) e o cidadão (aluno, professor, pais/encarregados de educação) nesta lenta mas segura transposição do campo da burocracia (caracterizado pelas linhas hierárquicas, sentido unívoco do poder, papeis claros e diferenciados, posições definidas, formalização institucional, rigor e autoridade, predomínio da tecno-esrutura) para o que alguns autores designam como pós-burocracia (assente em sistema matriciais, diluição da relações formais e autoritárias, predomínio dos fluxos, valorização dos aspectos afectivo e orgânico);
fico na expectativa para perceber se é ou não aceite; na próxima 6ª feira será a audição e a troca de ideias com quem manda nestas coisas;

1 comentário:

Miguel Pinto disse...

hummmm... interessante :)