quarta-feira, fevereiro 8

tentativa

entre a educação, o meu mundo de paixão, e o desempenho profissional onde presentemente me insiro, instituto português da juventude, procuro criar uma relação e um objecto de estudo passível de servir de suporte a um projecto de investigação.
nesta tentativa de criação de relações e de cumplicidades pergunto-me se é possível definir o movimento associativo juvenil como objecto de estudo. Ou seja, será possível considerar a educação para além da sua vertente escolar?.
eu quero crer que sim.
Nem que seja pelo simples facto de a escola ter naturalizado uma ideia de educação, isto é, hoje, ao pensar em educação, circunscrevemo-nos a uma quase que exclusiva possibilidade, a escola. Ora a educação vai muito para além da escola. Há outros espaços, outros territórios onde é possível a educação e onde se aprendem outras práticas, como sejam as da cidadania, as da participação ou as da convivência democrática. Espaços e oportunidades que a escola não tem integrado no seu próprio espaço, não se tem apropriado.
É exactamente nesta dimensão que é possível constituir o associativismo como um objecto de estudo no campo educativo.

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