segunda-feira, fevereiro 13

escola pública

ao longo da manhã, na antena aberta da Antena 1, falou-se e discutiu-se a intenção (que é mais que isso) do governo encerrar as pequenas escolas.
Entre ideias feitas que conduzem à desertificação do interior (mas, quando existiram, nunca promoveram a fixação), à ideia do combate ao insucesso (mas afinal, a redução do número de alunos por turma não é uma exigência?), até muitas outras coisas, passou-se genericamente ao lado da discussão essencial neste tema, a do papel da escola pública, o papel da educação no local.
Na generaidade dos países europeus este foi um tema que nunca se colocou. Em Espanha foi resolvido em meados dos anos 80 com a criação dos centros educativos. Apenas por cá consideramos que o atomismo educativo pode salvar uma aldeia, combater o insucesso, promover o desenvolvimento.
O que pode promover a fixação das pessoas, o combate ao insuceso educativo e escolar, apelar ao desenvolvimento do interior é a existência concertada de estratégias e projectos, dinâmicas e acções que colectiva e conjugadamente procurem o mesmo fim e os mesmos objectivos.

1 comentário:

Miguel Pinto disse...

Uma vez mais o problema da comunicação, ou da falta dela. O paradoxo de querer combater o isolamento com a balcanização de ministérios, de projectos, de ideias, de estratégias e dinâmicas [como referes e bem] parece ganhar terreno neste mundo de contradições...

PS: De cabeça... gosto do designação... de caras! ;)