domingo, abril 3

das vontades

Terminei ontem uma acção de formação - sobre portefólios - onde me inscrevi por obrigação e necessidade de créditos e que termino com claras saudades das conversas, das discussões, da troca de ideias e de opiniões que ali houve oportunidade, espaço e tempo para trocarmos.
Num momento final, entre a obrigatoriedade das avaliações, confirma-se e reforça-se no meu espírito a massa crítica, disponível e voluntariosa que existe na nossas escolas, em todos os graus de ensino.
Confirma-se a vontade, o gosto e a necessidade que há em aprender outras coisas, em conhecer outros modos, em fazer de maneira diferente, em procurar ir ao encontro daqueles com quem quotidianamente trabalhamos.
Confirma-se que as reformas não vingam não é por causa dos professores. Confirma-se que existe pre-disposição, vontade por parte de muitos professores em aprender.
Confirma-se que a formação docente está mal orientada, é mal gerida e responde a um pequeno grupo de interesses e de interessados.
Confirma-se a carência de formação, a necessidade de ser contextualizada, personalizada, não ao professor, mas às necessidades das escolas, da realidade de cada escola.
A escola é, cada vez mais, um mundo e um espaço de oportunidades. Serão perdidas?

3 comentários:

arte disse...

Dizes bem, as reformas no ensino não vingam não por causa dos professores mas porque existem outros interessados.Como dizes, existe uma vontade muito grande de aprender novas coisas por parte dos professores e são exemplo disso muitas acções de formação no horário pós-laboral e é bom que se saiba isto, que estão sempre esgotadas e não é há caça dos créditos.Até eu, com os pés a apontar para a reforma estou metido numa em que é às sextas-feiras das 17.30 até ás 21.30 e aos sábados todo o dia desde as 9.30 até ás 17.30. depois não venham dizer que os professores é que não estão interessados.Arte por um Canudo 2.

Anónimo disse...

Bom recomeço!Arte por um canudo 2

«« disse...

temo que sejam perdidas, porque somos uma classe que para além de tudo o que apontou está terrivelmente dividida e perseguida (sem querer criar qualquer clima de vitimização).