domingo, março 20

do procedimento

Senti-me no início destas reuniões de avaliação como há muito não me sentia. Entre o irritado com os meus colegas docentes e o triste com a minha pessoa.
Irritado por que sinto os professores a desmarcarem-se de qualquer situação que aparente, cheire a possível problema ou a eventual problemática.
Irritado por insistir e persistir em afirmações em que apenas a minha pessoa acentua a desconsideração e a certeza nos outros que sou, real e efectivamente, idiota.
A preocupação número um, essencial e determinante das reuniões de avaliação é, na vez e na voz de alguns dos meus estimados colegas, em despachar o procedimento administrativo, que tenho mais que fazer.
Discutir o desinteresse de um aluno? a falta de motivação? são coisas com as quais nada temos a ver.
Será? Será mesmo verdade que o docente nada tem a ver com o interesse ou a desmotivação do aluno? Até quando?.

2 comentários:

Miguel Pinto disse...

A minha entrada na BlogoESfera [do básico e secundário] foi apressada como por uma catarse [como já revelei numa entrada no meu cantinho] emocional. Foi impulsionada por uma impressão estranha de quem se sente a pregar num deserto de ideias e de vontades. Eram reuniões estéreis e enfadonhas com o objectivo de despachar trabalho, trabalhinhos administrativos, cumprir o calendário do funcionalismo público. Em cada dia que passa sinto mais necessidade de desabafar, de falar da escola e da minha profissão, de compreender o sentido da minha profissionalidade. Olha só. Agora dou por mim a consolar os colegas que se incomodam com o status quo e com a sua incapacidade de resolver os problemas dos alunos, da escola ou de si próprios [não será o teu caso]. Será a crise dos quarenta? Boa pausa!

LN disse...

Boa pausa... mesmo que seja apenas pela pausa.
E sem receios de dislates.
Que é preciso fazer catarses!
Que ao menos falando e partilhando... entre outras coisas, reduz-se a possibilidade de uma úlcera! Costumo brincar que enfarte posso ter mas úlcera não tenho jeito...
;)

Fora de brincadeira, boa Páscoa. Aguardarei o regresso...