terça-feira, novembro 16

das coisas

este blogue não é um carpir de mágoas, ainda que seja mais fácil e mais prático falar daquilo que nos mói, daquilo que nos apoquenta a alma e o espírito. Este blogue procura, ainda que menos vezes do que aquelas que seria normal e desejável, dar conta de coisas boas, de algumas alegrias do meu olhar, da escola e da educação.
Hoje dou conta de um certo dinamismo, da participação, do envolvimento que as eleições para uma associação de estudantes, numa escola EB 2/3, tem desencadeado nestes corredores.
É engraçado ver o entusiasmo dos miudos na campanha, na sensibilização, no convencimento, na argumentação da caça do voto. Uma real aprendizagem de democracia, cidadania e participação. De louvar.
Como é engraçado perceber, na campanha que é desenvolvida, qual o olhar e quais as diferenças de olhares entre alunos e professores, entre alunos e funcionários. É engraçado perceber as valorizações, os destaques, as preocupações que existem e que, fruto da campanha, se confrontam e defrontam. De repente alguém percebeu que a escola não está organizada para os alunos. Alguém percebeu que existem interesses divergentes.

Sem comentários: