segunda-feira, setembro 27

as diferenças

entre cada escola há um vasto conjunto de diferenças que decorre do conjunto das pessoas, e das relações que constituem, que definem e marcam a especificidade de cada uma delas.
Por isso não há duas escolas iguais, apesar das semelhanças ao nível da arquitectura, da organização, dos modos e dos ritmos aparentemente semelhantes, quando não mesmo iguais, de cada uma delas.
Mas há marcas, há lógicas que apesar das diferenças das pessoas, dos ritmos e das dinâmicas de cada escola, das características que separam ou aproximam cada uma, imprimem uma impressão quase que digital e que afirmam este sistema educativo.
Aqui, nesta escola, como certamente noutras, preza-se o aluno mas os horários são organizados em função dos professores, valoriza-se a autonomia mas exige-se a uniformização, procuram-se interesses mas os objectivos são comuns, destacam-se as tecnologias mas os recursos são escassos.
Lógicas que teimam em permanecer, uma estabilidade de longa duração.

2 comentários:

Miguel Pinto disse...

Começo a ficar farto das escolas da montra. São aquelas escolas que presenteiam a inspecção, encarregados de educação e os novos professores com “bonitos” projectos educativos, projectos curriculares de escola e de turma, aqui e ali imponentes jardins relvados numa lógica, muito em voga hoje em dia, do culto da imagem. É o que eu chamo a ditadura do acessório. Depois de vermos esta montra, aumentam as expectativas acerca da organização da escola. É aqui que começa o logro. É a escola do faz-de-conta depois de resolvido o problema dos concursos.

Miguel Pinto disse...

Deixarei o comentário anterior no outroolhar, sem qualquer acrescento.