É isso que aqui faço há um ano a esta parte. Crítico, debato, apresento ideias e opiniões. É chegada a altura de também construir, apresentar outras ideias, participar no debate.
Como elemento estruturante não há que esquecer o meu olhar e o meu posicionamento político e pessoal, à esquerda, social, inclusivo, participativo, diferenciador, regulador, discriminador, potenciador, facilitador tudo formas e modos que condicionam este meu olhar a escola, esta minha forma de propor ideias.
Este um primeiro acerto de algumas ideias, mais tarde surgirão outras, outras propostas, ainda sem explicações, ficar-se-ão para mais tarde:
- territorialização das políticas educativas;
- reforço, mediante definição e contratualização, das medidas das autonomias das escolas;
- definição de componente do currículo (em percentagem e modo a definir) pela escola;
- reforço das componentes municipais de educação (transporte, acção social escolar, actividades e acções complementares, formação, equipamentos e recursos físicos e apoios);
- revisão do modelo de apoio educativo da acção social escolar;
- descentralização - para as escolas e para as estruturas desconcentradas do Ministério da educação - de medidas de apoio educativo, definição e implementação de projectos, equipamentos e instalações;
- reforço das equipas de apoio educativo e ensino especial ao nível concelhio;
- generalização da banda larga no acesso à Internet na escola;
- apoio - em sede de IRS - a docentes e famílias no que se refere a gastos com Internet, equipamentos ou recursos tecnológicos;
- definição, mediante contratualização, de um plafond de recursos humanos a serem utilizados pela escola em face de necessidades específicas ou de projectos de interesse municipal, pedagógico ou de formação;
- reforço dos poderes da assembleia de escola, para definição de políticas educativas de base local;
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